terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Eleitos os Conselheiros da Juventude da sociedade civil de Itabira

O Conselho da Juventude tem por finalidade estudar, elaborar, analisar, fiscalizar, aprovar e propor políticas que permitam a integração e a participação do jovem no processo social, ambiental, econômico, político e cultural. É através do Conselho que o governo municipal e a sociedade poderão debater as políticas públicas, e juntos vão buscar soluções para os principais problemas dos jovens da cidade. No conselho, seus membros representarão vários setores do poder público municipal e da sociedade civil, onde as idéias possam ser aglutinadas e debatidas de maneira democrática.
A sociedade civil estará representada pelos movimentos estudantis, entidades ligadas ao desporto, pessoa com deficiência, entidades representativas de gênero, cultura, antidrogas, povos indígenas, juventude religiosa organizada, e outros movimentos. Já o poder público contará com representantes das diversas secretarias municipais.

No espaço dos Conselhos de Juventude o jovem consegue ser protagonista de suas políticas e o Governo torna-se parceiro da juventude, superando a atitude paternalista que tem predominado até hoje, que vê os jovens como um problema, e não como indivíduos com potencialidades capazes de protagonismo social. É preciso que os Governos conheçam e compreendam a juventude. E os Conselhos Municipais de Juventude têm papel importante neste processo.

Assim, em Itabira – MG, este desejo se torna realidade. Com a presença dos candidatos da sociedade civil, foram eleitos os conselheiros titulares e seus suplentes em reunião que aconteceu na Prefeitura Municipal de Itabira no dia 13 de dezembro.

Esteve presente também o Superintendente do Conselho da Juventude do Estado, Daniel Lança, que parabenizou os novos conselheiros e disse que “os Conselhos da Juventude se baseiam no idealismo e que acredita que o jovem é o agente propulsor desse movimento”.

Com a posse, que acontecerá ainda este mês, o poder público municipal passa, efetivamente, a dar voz e vez aos jovens, oferecendo a estrutura necessária para que os mesmos conquistem o seu espaço na sociedade.



Vânia na abertura da reunião, esclarecendo sobre o Conselho







Daniel Lança - superintendente do estado no Conselho da Juventude
Lauana,  representante da  Secretaria de Ação Social
Kléber, Daniel  e France

Kléber Souto, eleito Conselheiro representando a Pessoa com Deficiência






Nenhum comentário:

Postar um comentário